top of page

Terapias

01.

Constelação Familiar Sistêmica

Sessões online e presenciais.

A Constelação Sistêmica Familiar é uma abordagem criada por Bert Hellinger, Terapeuta alemão. O foco é clarear padrões familiares que possam estagnar aspectos da vida do cliente, ou gerar adoecimentos. Esse trabalho “vem da compreensão Sistêmica Fenomenológica, que preconiza que todo indivíduo é integrante de um sistema e, como tal, sofre influências de outros membros do sistema. Nas Constelações Sistêmicas, configurando a família através de representantes é possível que se reestabeleçam as “Ordens do Amor”, que são as Leis que atuam em todos os sistemas, trazendo solução às dinâmicas familiares.” A investigação das dinâmicas presentes na história familiar de cada indivíduo possibilita a compreensão do que Bert chama de “Emaranhados”, e assim reordenar na consciência essas memórias traz a possibilidade de uma construção de vida mais leve e realizadora.

Todo “ tema-desafio” na vida de um ser humano pode ser olhado com base nas leis da Constelação Familiar. Desafios de prosperidade e auto-realização, nós de relacionamento, sensações suicidas, vazios existenciais,ausência de foco profissional, podem ser alguns exemplos de tema-desafio que podem ser olhados através da sessão de Constelação Familiar. Na minha história, como contei a vocês, a Constelação Familiar me trouxe um profundo respeito às memórias ancestrais que trazemos em nossas células, e o reconhecimento da importância de conhecer a nossa história familiar, para abraçar as potencialidades e soltar o que for limitante. Auto-realização é um trabalho contínuo de auto-conhecimento.

Se te tocou, venha fazer uma sessão e aprofundar nessa ferramenta poderosa de auto-transformação.

Constelca
02.

Psicoterapia Transgeracional

O Psicodrama Interno Transgeracional ou Psicoterapia Transgeracional é uma abordagem que une terapia, memórias ancestrais, imaginação ativa e a concretização corporal trazidas por técnicas do psicodrama. Alberto Boarini foi meu guia nessa abordagem. Fiz a formação com ele, e na época para minha feliz surpresa, ele me trouxe muita informação integradora da abordagem transpessoal, e da união com práticas do psicodrama.

Para mim, uma investigação simples e muito profunda de memórias presentes no nosso corpo.

“Diferente, mas complementar a constelação familiar de Bert Hellinger que usa representantes, o transgeracional usa a imaginação ativa e o psicodrama para trabalhar o tempo e o espaço dentro do campo morfogenético, conforme o cientista Rupert Sheldrake.

No Universo Familiar você poderá identificar o que está ecoando de seus ancestrais e ter a oportunidade de jogar a luz na dor familiar que ressoam de muitas formas em seus descendentes, e aí o conceito de Co-Inconsciente de J.L. Moreno é uma das chaves para o que chamamos hoje de transmissão transgeracional.”(Sanskara)

As sessões são individuais, e tem uma força muito especial de nos facilitar a conexão com memórias ancestrais. Um grande recurso também quando perdemos a possibilidade de conhecer essas histórias pela ausência de parentes. Pode ser vivenciado por qualquer pessoa.

Na minha prática tenho percebido a potência dessa abordagem na construção de memórias emocionais positivas para a preparação pro parto. Como trabalho acompanhando gestantes nesse caminho de abertura emocional para o parto e puerpério, percebo o efeito benéfico das sessões de psicoterapia transgeracional nesse aspecto também.

Transgeraconl
03.

Terapia de Casal e Família

A Terapia de Casal e Família tem um papel importante no meu trabalho. Tive a oportunidade de fazer uma especialização nesse campo integrando as abordagens Psicodramáticas, Junguiana, e da Terapia Sistêmica.

Seguindo o exercício integrador que sempre nutri meu trabalho, pude aprofundar em ferramentas curativas e de auto-conhecimento no campo dos relacionamentos de casal e dentro desse fabuloso sistema que é a família.

Alguns casais me perguntam sobre como discernir entre fazer terapia de casal ou individual. Eu costumo responder que se ambos observam que possuem muitas questões pessoais individuais que precisam de escuta e reordenamento, aconselho ao individual. Mas se o problema de relação está claramente ligado a comunicação na relação, a terapia de casal será mais efetiva. Ou seja, se na sua individualidade tudo segue bem, emergindo o desconforto só quando convivemos na relação, será importante um trabalho conjunto.

Bert Hellinger traz duas frases que gosto muito, e trazem compreensão para muitas questões das relações de casal e de família:

1.“O que dá e o que recebe conhecem a paz se o dar e o receber forem equivalentes. O equilíbrio entre crédito e débito é fundamental em todos os relacionamentos.”

2.“Tudo que foi reprimido numa família, tende a manifestar-se nos membros menos capazes de se defender”.

 

Deixo essas duas frases de inspiração para vocês seguirem refletindo sobre qual o sentido delas, se você traz para o seu núcleo familiar?

Casl e Familia
04.

Terapia Transpessoal

Durante minha graduação em Psicologia pude estudar as abordagens mais tradicionais dentro da Psicologia: Psicanálise; Terapia Cognitivo Comportamental; Terapia Reichiana;Psicodrama;Terapia Analítica Junguiana. E foi no estudo de Jung, mais especificamente seu trabalho com mandalas e visualização Criativa, que a percepção do Transpessoal no humano foi crescendo no meu trabalho.

Conseguia reconhecer cada recurso potente e importante em cada abordagem que estudei, mas achava limitado ter que escolher apenas um desses caminhos. Sentia que a cada atendimento , de acordo com cada ser, me era solicitado a oferta de uma gama de recursos que dialogavam com diversas abordagens. Horas a percepção fenomenológica existencial casava como uma luva na história de um cliente, horas recursos mais diretos de treinamento no cotidiano vindos da Terapia Cognitiva Comportamental. Não achava justo com meus clientes, ter que me engessar num único método.

Ken Wilber chegou até mim na minha pós-graduação em Terapia Transpessoal, e o livro “O Espectro da Consciência”, materializou tudo que sentia e pensava em relação à integração de recursos terapêuticos, que seriam usados na medida de cada singularidade que chegasse até mim. A partir dele senti que tinha base para a construção da integração que sentia necessidade em minha prática terapêutica. Que aconchego para alma foi estudar a Psicologia Transpessoal. Organizou dentro de mim à mandala terapêutica que fazia sentido na minha jornada.

Segui integrando à abordagem transpessoal: estudos do Pathwork, das constelações familiares, do estudo transgeracional, e iniciações pessoais em conhecimentos ancestrais femininos, e dos povos originários.

Em 2017, decidi abrir mão da nomenclatura de psicóloga, por entender que meu trabalho abrangia uma ampla gama de recursos terapêuticos que iam além do que enquadramos academicamente com Psicoterapia. Queria a liberdade de pactuar com cada cliente o Projeto Terapêutico Singular de cada um, integrando o que fizesse sentido na jornada daquele ser.

 

“A  Psicologia Transpessoal vê o homem como um ser integral, não só corpo, mas também alma e espírito, com habilidades potenciais para ir além da matéria, para um universo que transcende o Espaço-tempo de Newton, baseando-se assim nos conceitos da Física Quântica e da teoria da relatividade. Esta junção interdisciplinar oferece uma base sólida para o desenvolvimento dos aspectos científicos da transpessoalidade. Ela envolve também estudos da Biologia, da Lingüística, da Antropologia, da Sociologia e da Neurologia, entre outras disciplinas.”*(Ana Lucia/foco escola)

Trago esse conceito integrador que citei acima, e sinto que uno com um aprofundamento em terapias complementares que para mim somam no cuidado terapêutico, como a terapia floral, por exemplo.

E dessa Jornada de Estudos, Formações e Vivências, foi nascendo o que chamo de “Terapia Sistêmica Saberes Ancestrais”. Uma abordagem que parte do fortalecimento do potencial de realização humana a partir do trabalho com as memórias e registros corporais que integram nossa história pessoal, à história ancestral, e ao campo de informações transpessoais presentes nos recursos ofertados pelo nosso planeta, através da alquimia das ervas e flores.

Transpessoal
bottom of page