top of page

Terapeuta

Chalaina Silvia Anjos

DSC04046.JPG
DSC04041.JPG

A Terapia Sistêmica Saberes Ancestrais é uma abordagem transpessoal que integra diversas ferramentas de cura e auto-cuidado que foram se construindo na minha Jornada como terapeuta. Comecei minha história com a formação em psicologia tendo o psicodrama como abordagem que mais me identifiquei. Infelizmente, as nossas formações acadêmicas ainda se concentram muito mais na história da psicologia, do que nas abordagens atuais de cura.

 

Como me tornei instrutora de Yoga com 20 anos, já sentia falta de um olhar integral do ser humano na Formação da Graduação. Então, logo segui para uma pós-graduação em Psicologia Transpessoal, que me abriu um leque de possibilidades de atuação. Fiquei fascinada pelo trabalho com a Respiração Holotrópica e pela Terapia Sistêmica.

Qualificações e formações

Constelação Familiar Sistêmica

Fiz duas Formações em Constelação Familiar Sistêmicas, em Recife e em Salvador, e estudei também com Alberto Boarini o método de Terapia Transgeracional que ele trazia em sua Jornada de aprofundamentos Transpessoais.

Em paralelo a isso, fiz uma formação antroposófica de 4 anos em Pedagogia Waldorf, que me trouxeram uma percepção encantadora do desenvolvimento humano e recursos artísticos terapêuticos de cuidado e motivação da alma humana.

Saberes Ancestrais

Mergulhei também em Ritos Ancestrais de saberes femininos antigos vindos das tribos norte-americanas, chamados de “Conselho das Anciãs das 13 Luas”. Nessa mesma linhagem ancestral pude participar da chamada “Dança da Águia”, e de vários Temascais vivenciados durante o processo de aprendizado do Conselho das Anciãs. Segui aprofundando mais e mais no  Caminho dos Saberes Ancestrais vindos dos Povos Indígenas. Participei de Festivais de Sabedoria Ancestral Feminina em Curitiba e Florianópolis, além de vivências de aprofundamento no Caminho Vermelho conduzidos por diversos Xamãs.

Fui apresentada a linda medicina de cura Tolteca pelo médico e xamã mexicano Dom Carlos Castillejos.  Nesse caminho resgatei muitas memórias da minha ancestralidade indígena curandeira. E foi numa viagem ao México que aprofundei minhas raízes nessa cultura fascinante, fortaleci vários saberes estudando na fonte, e em 2018 comecei a facilitar Vivências Terapêuticas com o recurso do Temascal*.

 *Temascal: Medicina de Cura através da vivência numa sauna com pedras quentes e ritual de auto-conhecimento e cura.

Alquimia

Na minha Jornada também se somou o caminho do estudo da Terapia Alquímica com a maestria da formação com o alquimista Joel Aleixo. Aprendi muito sobre o poder das flores e das ervas no fortalecimento e cura do caminhar humano. Conheci da Astrologia Alquímica e seu clarear da história pessoal de cada ser. Pude estudar sobre a formação das memórias intra uterinas (imprints importantes que já começamos a receber na barriga da nossa mãe) e suas curas.

Nessa Abordagem conheci o Tarot que hoje amo trabalhar, chamado Tarot Alquímico. Recurso que chamo de “Aprofundamento na Jornada do Guerreiro”.

Medicinas Uterinas

No caminho de busca por sistematizar ferramentas de cura para mulheres, fiz também uma Formação de Doula em São Paulo, no GAMA, e nove meses depois, em 2011, minha filha nasceu. O papel de mãe teve sem dúvida uma contribuição imensa no caminho de pesquisas dos recursos de cura ancestrais da mulher, afinal se abre um portal prático de renascimento dentro da gente. Tenho certeza que quem já viveu essa iniciação vai compreender do que eu falo.

Nesse caminho da doulagem segui fazendo workshops de aprofundamento em diversas tradições, algumas mais acadêmicas outras mais de saberes ancestrais das nossas avós curandeiras brasileiras.  Até que em 2015 comecei a dar Formação a outras doulas, em parceria com uma grande irmã também doula. Nessa época já sentimos a necessidade de que a Formação fosse além do teórico e trouxesse práticas vivenciais, para que cada doula pudesse aprofundar em suas memórias pessoais. Parto para nós sempre foi um portal para as memórias ancestrais, na maioria das vezes inconscientes na nossa trajetória. E sem dúvida, era missão da doula clarear esses campos de informação ancestral para o casal grávido. Tive a chance de estruturar numa maternidade pública de alto-risco, que trabalhava na época, um Programa de Humanização do parto e amamentação com Doulas Voluntárias formadas especificamente para lidar com as questões de alto-risco na Gestação. Uma experiência, sem dúvida, imensamente desafiadora e de profundo aprendizado e amadurecimento.

Depois de Cinco anos de experimentação e aprofundamento nasce a “Formação Sistêmica de Doulas”, com o intuito de formar doulas que tenha recursos de ajudar casais grávidos a lidar com todas as informações corporais, emocionais e ancestrais, que emergem na gestação , parto e pos-parto, através do aprofundamento em  sua própria memória ancestral.

No meio da minha Jornada como doula, descubro a Ginecologia Natural, e todos os recursos de auto-observação e autoconhecimento da fisiologia feminina, essenciais no caminho de realização para mim. Nessa época começo estudos online com a Ginecologista carioca Bel Saide, sigo mergulhando nos saberes da Ginecologia Autônoma com Cibele Cê(uma das maiores cientistas que já conheci), e me lanço na Formação em Ginecologia Natural e Florais da Lua com a terapeuta Anna Sazanoff, com quem aprendi muito e sigo em profunda admiração.

E ainda nem falei pra vocês dos caminhos de formação da Aromaterapia, Workshops no caminho do Tantra, da Comunicação Não-Violenta, e das Danças Universais da Paz...Mas enfim, aos poucos vou contando...acho que já me conhecem um pouquinho...

É numa grande espiral de saberes que integram a Terapia Transpessoal, a Constelação Familiar Sistêmica, a Biografia Humana, a Terapia Transgeracional, a Terapia Floral Alquímica, a Ginecologia Natural e Florais da Lua, o Tarot Alquímico, e as Medicinas Xamânicas, que se construiu o caminho da “Terapia Sistêmica Saberes Ancestrais”.

 

 Um dos pontos chaves dessa abordagem é que trazemos uma bagagem ancestral nas nossas células que podem se tornar um potencial no nosso caminho ou um limitador de realização pessoal e coletiva. Cabe a cada um, o desejo de transformar e reordenar essas memórias numa Jornada de Autoconhecimento e nutrição da Vida!

 

Gratidão pela escuta acolhedora,

Terapeuta Chalaina Silvia Anjos
bottom of page